Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

JESUS MUDA PARTE 2


Quem já subiu numa árvore? Por que subiu? (Deixe duas ou três contarem.) Vocês já viram um adulto importante subir numa árvore, bem no meio da cidade? (Quando falar do adulto, dê exemplo de alguma autoridade que as crianças conheçam - prefeito, vereador, presbítero, pastor, etc.)
Na história de hoje um homem importante subiu numa árvore e algo muito interessante aconteceu. Vamos ver?
Desenvolvimento

Na cidade de Jericó morava um homem chamado Zaqueu. Esse homem era muito rico, mas as pessoas da cidade não gostavam dele. Sabem por que? Porque ele trabalhava para os inimigos do povo de Deus, os romanos. Ele cobrava os impostos - o dinheiro que as pessoas tinham que pagar aos romanos. Também chamavam Zaqueu de pecador, porque, às vezes, cobrava dinheiro a mais e ficava para ele. Isso também é roubar. É pecado e desagrada a Deus.
Mas a Bíblia diz: "Todos pecaram..." (Rm 3:23). O que isto quer dizer? Que dizer que como Zaqueu, eu e você também ofendemos a Deus quando pecarmos, como por exemplo,: mentindo, chorando à toa e às vezes até gritando no supermercado para ganhar algo; desobedecendo ao pai ou à mãe; etc. (Coloque exemplos próprios de seus alunos.) Certo dia, Zaqueu ficou sabendo que Jesus ia passar por Jericó, e quis muito vê-lO. Mas como Zaqueu era baixinho não conseguia enxergar nada, porque havia muita gente ali e ninguém lhe dava espaço para passar e ficar na frente. Então teve a grande idéias: (leia Lc 19:4).
Zaqueu não pensou que Jesus fosse vê-lo, nem se importou se alguém o visse ali em cima da árvore.
Mas quando Jesus chegou perto daquela árvore, parou, olhou para cima, viu Zaqueu e disse: "Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em sua casa". Que susto Zaqueu deve ter levado! Como Jesus sabia o nome de Zaqueu? Jesus é o Filho de Deus, é Deus também. Ele sabe todas as coisas e conhece os nome de todas as pessoas do mundo. O Senhor Jesus sabe o meu nome, o seu nome, conhece você e o ama muito. Como Zaqueu ficou feliz! Desceu logo da árvore e lá foram os dois para a casa de Zaqueu. Zaqueu deve ter pedido para seus empregados fazerem um jantar super gostoso para Jesus.
Enquanto jantavam, Jesus e Zaqueu conversaram bastante. Foi conversando com Jesus que Zaqueu descobriu como era pecador e resolveu pedir perdão ao Senhor Jesus e mudar suas atitudes, seu jeito de ser.  Ele disse que devolveria tudo que havia roubado e ainda daria a metade de tudo que tinha aos pobres. (Leia Lc 19:8)
Zaqueu mudou seu jeito de ser precisava mostrar essa mudança a seus amigos e a outras pessoas que estavam na sua casa.
Jesus se alegrou e disse que agora Zaqueu fazia parte do povo de Deus, que também era filho de Deus, conforme está escrito aqui (leia Jo 1:12) "Mas, a todos quantos O receberam deu-lhes o poder de serem filhos de Deus... "

Conclusão

Você também deve, como Zaqueu pedir perdão pelos seus pecados, por exemplo: quando mentir, desobedecer, teimar, falar palavrão, bater no amiguinho. A Bíblia diz (leia 1 Jo 1:9).
Abaixe sua cabeça agora, peça perdão a Jesus por cada um de seus pecados. Só Ele pode perdoar, pois só Jesus morreu na cruz por você e por mim, e depois ressuscitou (viveu de novo). Só Jesus pode ser o seu Salvador como foi de Zaqueu. (Professor, conforme instruções do Espírito Santo, leve seus alunos a Cristo nele momento.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola!! Deize seu comentário